Literatura

07-06-2021


História curta?

Os dicionários definem um conto como "uma história com um tema totalmente desenvolvido, mas significativamente mais curto e menos elaborado do que um romance". Faríamos bem em encontrar falhas nessa cláusula final - há muitos contos tão elaborados ou até mais elaborados do que os romances comummente publicados.

Então, vamos trabalhar em uma definição melhor. O género de conto, ou forma de conto, engloba histórias fictícias totalmente desenvolvidas que geralmente têm entre 1.000 e 20.000 palavras.

Os contos gozaram de grande popularidade cultural na história moderna recente, um fenómeno que foi auxiliado pela inovação técnica. À medida que a tecnologia e a economia das máquinas de impressão melhoraram no início do século 19, mais e mais pessoas na América e em todo o mundo passaram a ter acesso a jornais e periódicos. Isso começou na década de 1830 e se expandiu nas décadas seguintes. Embora fosse impraticável publicar um romance completo em um jornal - Moby-Dick tem 206.052 palavras - um conto, uma obra completa de ponta a ponta de curta-metragem, cabia maravilhosamente bem e fornecia aos leitores uma escape em um momento da história em que o fácil acesso ao entretenimento era bastante limitado. Ironicamente, em uma época em que o acesso a todas as formas de entretenimento está ao nosso alcance graças à Internet, os leitores modernos estão demonstrando um interesse renovado por contos e redescobrindo os contos clássicos aqui colectados; existem mais de 4.000 contos neste site!

O género provavelmente se encaixa muito bem com nosso estilo de vida moderno e agitado, permitindo-nos preencher lacunas de 15 e 30 minutos em nossas vidas agitadas com uma experiência de leitura divertida e gratificante. Respondemos a algumas perguntas frequentes sobre o conto abaixo.


Uma Breve História da Literatura Portuguesa

E-Books For Free!

Espaço Poesia - Expõe aqui os teus textos!


Tomtop WW